Descodifica-te logotipo

Timeline

O QUE ESTE PROGRAMA TEM PARA TE OFERECER

Bases da programação visual

Nesta formação digital vais aprender a usar ferramentas no-code para construir produtos digitais como websites e apps.

Construção de portfolio digital

Vais desenvolver vários projetos digitais como bases de dados, websites, apps, lojas online, entre outras.

Mentoria e Comunidade

Vais receber acompanhamento com vista ao teu sucesso. E integrarás a comunidade de alumni da Escola de Impacto.

Reinserção profissional

Vais preparar a tua reinserção profissional com o objetivo de obter um emprego por conta de outrem ou a criação de um negócio próprio.

FAQs

Vão participar no Descodifica-te até 50 mulheres, selecionadas de acordo com um processo composto por várias fases: 1ª fase - questionário de candidatura; 2ª fase - análise de requisitos e eventual situação de vulnerabilidade;

Os pré-requisitos do Descodifica-te são: - Identificar-se como Mulher - Ter pelo menos 18 anos à data de inscrição - Ser residente em Portugal - Ter acesso a computador e internet (e saber utilizar na ótica do/a utilizador, isto é, dominar o e-mail, navegação na internet, redes sociais e Microsoft Office) - Com nível de inglês básico (capacidade de ler e entender é mais do que suficiente!) - Ter vontade de aprender, ambição de crescer profissionalmente e a necessidade de melhorar a própria carreira e aumentar as oportunidades de trabalho - Finalmente, ter disciplina, dedicação e tempo para frequentar a formação + desenvolver os desafios estipulados - com uma carga horária esperada de 10 a 20 horas por semana.

O Descodifica-te é totalmente gratuito para todas as selecionadas. No entanto, dada a duração e intensidade do programa, e com o objetivo de fomentar a resiliência e motivação das participantes até ao fim do programa, existe a possibilidade opcional de participação no sistema de “Karma Shared Agreement” – um sistema de Valorização do Compromisso que oferece aos participantes a oportunidade de fortalecer o seu compromisso e responsabilidade, recompensando a conclusão bem-sucedida das etapas do programa. Ao optar por este sistema de incentivo, as participantes terão de pagar uma caução 50 euros, antes do início do programa. Este valor será: • Perdido, caso a participante abandone do programa sem concluir a fase de aceleração com sucesso, ou, caso integre a fase de incubação e a abandone sem concluir com sucesso; • Devolvido, 50 euros, caso a participante conclua a fase de aceleração com sucesso, mas escolha não avançar mais; • Duplicado, 100 euros, caso a participante conclua o programa até ao fim da fase de incubação e re-inserção no mercado de trabalho. Sendo este incentivo opcional, as participantes que optarem por não aderir, não terão qualquer custo ou contrapartida financeira por participar.

O Descodifica-te acontece em formato totalmente digital, com conteúdos assíncronos e sessões síncronas através de ferramentas como o Zoom.

Sim. O Descodifica-te foi desenhado com um formato compatível com um emprego a full-time. O programa é parcialmente assíncrono e selfpaced, por isso basta planear cada semana com 2-4 horas de conteúdo, 4-6 horas de prática e 2-4 horas de aulas pós-laboral (que serão gravadas para garantir alguma flexibilidade, bem como a oportunidade de rever o conteúdo quando necessário).

A formação decorrerá de Julho de 2023 a Novembro de 2023. O Descodifica-te está dividido em 3 fases: a primeira focada na aprendizagem de programação visual e no desenvolvimento de competências pessoais, a segunda na elaboração de um projeto digital real e a terceira no desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.

Com o Descodifica-te as participantes irão aprender e desenvolver competências digitais que lhe permitirão desenvolver produtos digitais como landing-pages, websites, diretorias, apps e software - sem que, para tal, precisem de aprender programação ou linguagens de código. Ou seja, vão adquirir competências de programação visual, usando ferramentas No-Code.

No-Code consiste na criação de produtos digitais e software sem necessidade de programação tradicional. São um conjunto de ferramentas que permite criar páginas, websites, diretorias, marketplaces, apps e software sem escrever uma única linha de código. A grande vantagem do No-Code é a democratização do desenvolvimento de software, que antes estava reservado a profissionais técnicos. Com No-Code, qualquer pessoa pode desenvolver e dar forma às suas ideias, até pessoas que não têm competências técnicas ou digitais.

O Descodifica-te está desenhado precisamente para pessoas que não são técnicas. Basta que saiba o básico,... enviar e-mails, pesquisar e navegar na internet, usar redes sociais e trabalhar com o Microsoft Office. Este programa foi desenhado para abraçar todos os níveis de experiência. especialmente quem esteja a começar e à procura de mais apoio para se desenvolver e aumentar as hipóteses de ser considerada mais atrativa para prosseguir um emprego na economia digital.

A língua oficial do Descodifica-te é o Inglês básico. Porquê? 1. Estamos a treinar skills digitais e a desenvolver produtos digitais usando ferramentas internacionais. 2. Pretendemos que o Descodifica-te seja mais inclusivo para todos os que residam em Portugal, incluindo imigrantes e refugiados. 3. Também pelo facto que dominar a língua inglesa, ainda que a um nível básico, é atualmente um fator quase fundamental para o mercado de trabalho. Todos os materiais e ferramentas serão em Inglês. No entanto, de acordo com a nossa experiência, muitos dos contatos informais de networking entre participantes e na própria Comunidade, acontecem de forma natural e organicamente em outras línguas, por acordo entre os pares.

O Descodifica-te assenta numa filosofia de educação e formação profissional inovadoras, com 4 pilares-chave: 1. Modelo "Cohort-based" - o percurso de capacitação decorre em turmas/grupo, fomentando a colaboração e construção da Comunidade 2. Aprendizagem "Mission-based" - semanalmente serão partilhados desafios, cuja complexidade e dificuldade serão crescentes 3. Avaliação pelos pares ou "Peer Assessment" - as participantes aprendem consumindo conteúdo, mas também fazendo, avaliando as suas colegas e percebendo outras formas de chegar ao mesmo resultado 4. Prática e treino com projetos reais - inclui um período de prática intensivo através de projetos com aplicabilidade real, permitindo às participantes adquirir experiência e construir o seu portfólio

Cada semana inclui cerca de 2-6 horas de conteúdos de aprendizagem, 2-4 horas de sessões ao vivo, 4-12 horas de prática, e 2-4 horas de sessões de grupo (sumando um total de 15-25 horas em média), mas sempre com flexibilidade para cada participante gerir o seu tempo da melhor forma.

Sim. O Nocode Institute é uma entidade formadora certificada pela DGERT, pelo que no final do programa os formandos, que forem considerados aprovados, terão direito a um Certificado de Formação Profissional emitido na Plataforma SIGO. Mas mais do que isso, inclui conhecimentos e competências digitais e pessoais que vão ampliar a confiança e as oportunidades de trabalho futuras!

Escreva-nos diretamente através do formulário que encontra em "Contacto".

O QUE DIZEM AS ALUMNI?

Client Portal | Internal Tools | Web App Builder | Free Website Builder Made with Softr