Sobre a formação

O Descodifica-te possibilita que mulheres em fase de transição , nomeadamente mães e cuidadoras, que sonham com um futuro melhor, comecem uma carreira transformadora e promissora na economia digital, tendo a possibilidade de alcançar uma vida melhor e mais equilibrada. Este é um percurso de capacitação que visa contribuir para uma economia digital diversa, inclusiva e competitiva, que abra oportunidades para que cada mulher desenvolva seu potencial e para que, dessa maneira, possamos juntos transformar o futuro do mercado de trabalho em Portugal.

Timeline

A quem se destina este curso?

Mulheres

Em fase de transição profissional e com talentos "subestimados", que procurem melhorar a sua carreira, e entrar na economia digital, ganhando maior flexibilidade e equilíbrio de vida.

+18 anos, em Portugal

Com idade mínima de 18 anos e residência em Portugal, independentemente da nacionalidade. Todas as etnias e origens são muito bem-vindas!

E as skills "tecnológicas"?

Não é necessário ser-se engenheira, nem ter competências técnicas específicas. Basta que tenha conhecimentos na ótica do/a utilizador!

E experiência profissional?

Com experiência profissional acumulada em uma ou várias atividades (Idealmente!). Não fazemos exigências ou restrições específicas, pois dependendo do caso podem ser uma mais-valia.

Com motivação e vontade!

Motivada para ultrapassar dificuldades e com vontade de agarrar um desafio que a pretende capacitar para novas valências digitais que adicionam valor face às necessidades atuais do mercado de trabalho.

Em fase de transição

Seja porque quer e precisa de equilibrar a sua vida profissional ou porque se encontra em situação de vulnerabilidade, desemprego ou emprego precário. Esta oportunidade é para si!

Webinar Descodifica-te!

Esclareça todas as dúvidas, conheça a equipa de gestão deste programa, conheça as ferramentas com as quais trabalhamos, fique a par de todos os detalhes. Clique no video ao lado para ver gravação do Webinar.

Estrutura do curso

1. Requalificação: Aceleração de skills e carreiras digitais

O percurso começa por proporcionar às participantes uma imersão na economia digital e uma formação intensiva em No-Code (ou programação visual), permitindo que aprendam a desenvolver websites, apps e software sem código.

Our awesome features
2. Experiência Prática: Projetos digitais

O percurso inclui uma componente prática essencial, através de desafios semanais com exercícios vários durante a fase de formação e aceleração, e sobretudo, através da realização de um projeto "real" na fase de incubação - que poderá ser o desenvolvimento de uma ideia própria ou de necessidades existentes em entidades da economia social parceiras da Fundação Ageas.

Our awesome features
3. Reintegração profissional no mercado de trabalho

O percurso é complementado pela aposta no desenvolvimento de soft skills, bem como no apoio à planificação dos próximos passos - nomeadamente a mudança de carreira, a reintegração no mercado de trabalho e a exploração de novas oportunidades (como procura de emprego numa nova área, em regime de freelance, de trabalho remoto e/ou híbrido, ou até criação de um novo negócio).

Our awesome features

O que esperar...

O Descodifica-te inclui vários elementos de transformação e desenvolvimento pessoal.

Formação Digital: No-Code

Aprender noções básicas de programação visual e usar ferramentas No-Code para construir produtos digitais como websites, apps e software. Tudo sem ter que aprender código!

Projetos e Portfólio digital

Desenvolver projetos digitais, tais como: bases de dados, landing-pages, websites, aplicações móveis, lojas online,... chegando ao final deste percurso com o seu próprio portfólio digital.

Mentoria para Carreira digital

Beneficiar da experiência de mentores especialistas, afinando competências para uma nova carreira digital, com acompanhamento individual e apoio da rede que construiremos.

Desenvolvimento pessoal

Reconectar-se com o seu talento a partir das experiências, habilidades e sonhos individuais. Apoio na conversão, para uma nova carreira na economia digital e uma vida mais equilibrada.

Networking e Comunidade

Passar a fazer parte da Comunidade Descodifica-te e da rede de alumni da Escola de Impacto, aproveitando o potencial do networking coletivo - contactos, eventos, sinergias...

Reinserção profissional

Planificar e preparar esta reinserção profissional com o objetivo de obter um emprego por conta de outrem ou a criação/desenvolvimento de um negócio próprio, beneficiando da rede de parceiros da Escola de Impacto.

FAQs

O Descodifica-te é um percurso de capacitação digital, desenhado exclusivamente para mulheres, que tem como objetivo a requalificação digital através de ferramentas No-Code e, consequentemente, a reintegração no mercado e a possibilidade de trazer maior equilíbrio à dinâmica casa-trabalho. As participantes aprenderão e terão oportunidade de treinar skills digitais, num modelo pedagógico único e uma cultura colaborativa, com desafios, apoio e inspiração.

O Descodifica-te destina-se a Mulheres com mais de 18 anos que estão numa fase de transição de carreira e/ou em situação de vulnerabilidade (como desemprego, trabalho precário, lay-off e/ou com uma significativa redução do seu rendimento).

Vão participar no Descodifica-te até 50 mulheres, selecionadas de acordo com um processo composto por várias fases: 1ª fase - questionário de candidatura; 2ª fase - análise de requisitos e eventual situação de vulnerabilidade; 3ª fase - entrevistas com pré-selecionadas.

Os pré-requisitos do Descodifica-te são: - Identificar-se como Mulher - Ter pelo menos 18 anos à data de inscrição - Ser residente em Portugal - Ter acesso a computador e internet (e saber utilizar na ótica do/a utilizador, isto é, dominar o e-mail, navegação na internet, redes sociais e Microsoft Office) - Com nível de inglês básico (capacidade de ler e entender é mais do que suficiente!) - Ter vontade de aprender, ambição de crescer profissionalmente e a necessidade de melhorar a própria carreira e aumentar as oportunidades de trabalho - Finalmente, ter disciplina, dedicação e tempo para frequentar a formação + desenvolver os desafios estipulados - com uma carga horária esperada de 10 a 20 horas por semana.

O Descodifica-te é totalmente gratuito para todas as selecionadas.

O Descodifica-te acontece em formato totalmente digital, com conteúdos assíncronos e sessões síncronas através de ferramentas como o Zoom.

Sim. O Descodifica-te foi desenhado com um formato compatível com um emprego a full-time. O programa é parcialmente assíncrono e selfpaced, por isso basta planear cada semana com 2-4 horas de conteúdo, 4-6 horas de prática e 2-4 horas de aulas pós-laboral (que serão gravadas para garantir alguma flexibilidade, bem como a oportunidade de rever o conteúdo quando necessário).

A formação decorrerá de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. O Descodifica-te está dividido em 3 fases: a primeira focada na aprendizagem de programação visual e no desenvolvimento de competências pessoais, a segunda na elaboração de um projeto digital real e a terceira no desenvolvimento de um plano de relançamento de carreira.

Com o Descodifica-te as participantes irão aprender e desenvolver competências digitais que lhe permitirão desenvolver produtos digitais como landing-pages, websites, diretorias, apps e software - sem que, para tal, precisem de aprender programação ou linguagens de código. Ou seja, vão adquirir competências de programação visual, usando ferramentas No-Code.

No-Code consiste na criação de produtos digitais e software sem necessidade de programação tradicional. São um conjunto de ferramentas que permite criar páginas, websites, diretorias, marketplaces, apps e software sem escrever uma única linha de código. A grande vantagem do No-Code é a democratização do desenvolvimento de software, que antes estava reservado a profissionais técnicos. Com No-Code, qualquer pessoa pode desenvolver e dar forma às suas ideias, até pessoas que não têm competências técnicas ou digitais.

O Descodifica-te está desenhado precisamente para pessoas que não são técnicas. Basta que saiba o básico,... enviar e-mails, pesquisar e navegar na internet, usar redes sociais e trabalhar com o Microsoft Office. Este programa foi desenhado para abraçar todos os níveis de experiência. especialmente quem esteja a começar e à procura de mais apoio para se desenvolver e aumentar as hipóteses de ser considerada mais atrativa para prosseguir um emprego na economia digital.

A língua oficial do Descodifica-te é o Inglês básico. Porquê? 1. Estamos a treinar skills digitais e a desenvolver produtos digitais usando ferramentas internacionais. 2. Pretendemos que o Descodifica-te seja mais inclusivo para todos os que residam em Portugal, incluindo imigrantes e refugiados. 3. Também pelo facto que dominar a língua inglesa, ainda que a um nível básico, é atualmente um fator quase fundamental para o mercado de trabalho. Todos os materiais e ferramentas serão em Inglês. No entanto, de acordo com a nossa experiência, muitos dos contatos informais de networking entre participantes e na própria Comunidade, acontecem de forma natural e organicamente em outras línguas, por acordo entre os pares.

O Descodifica-te assenta numa filosofia de educação e formação profissional inovadoras, com 4 pilares-chave: 1. Modelo "Cohort-based" - o percurso de capacitação decorre em turmas/grupo, fomentando a colaboração e construção da Comunidade 2. Aprendizagem "Mission-based" - semanalmente serão partilhados desafios, cuja complexidade e dificuldade serão crescentes 3. Avaliação pelos pares ou "Peer Assessment" - as participantes aprendem consumindo conteúdo, mas também fazendo, avaliando as suas colegas e percebendo outras formas de chegar ao mesmo resultado 4. Prática e treino com projetos reais - inclui um período de prática intensivo através de projetos com aplicabilidade real, permitindo às participantes adquirir experiência e construir o seu portfólio

Cada semana inclui cerca de 2-4 horas de conteúdos de aprendizagem, 2-4 horas de sessões ao vivo, 4-8 horas de prática, e 2-4 horas de sessões de grupo (sumando um total de 10-20 horas em média), mas sempre com flexibilidade para cada participante gerir o seu tempo da melhor forma.

Sim. O Descodifica-te inclui um diploma no final de cada uma das fases, e ainda uma acreditação com certificado profissional. Mas mais do que isso, inclui conhecimentos e competências digitais e pessoais que vão ampliar a confiança e as oportunidades de trabalho futuras!

Escreva-nos diretamente através do formulário que encontra em "Contacto".

Uma parceria de

Client Portal | Internal Tools | Web App Builder | Free Website Builder Made with Softr