Sobre a nossa história

A Escola de Impacto nasceu com o propósito de promover a reinserção de pessoas no mercado de trabalho, tendo o empreendedorismo de impacto como ferramenta de transformação e inclusão social. Seja através da criação de um negócio próprio ou do desenvolvimento de novas competências para conquistar um novo emprego, o nosso objetivo é potenciar a empregabilidade em Portugal.
Em 2017 e 2018, decorreram as duas primeiras edições do programa, em formato presencial, em Lisboa. Em 2020, devido à pandemia, tivemos a oportunidade de fazer uma adaptação para o formato online, expandindo não só os horizontes geográficos ao resto do país, como também o perfil dos/as participantes.
Em 2021, a Escola de Impacto delineou uma nova imagem e traçou o que pretendia ser no futuro: uma "escola" prática que oferece cursos de capacitação para responder às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual.
Atualmente oferecemos dois cursos: o Relança-te, que iniciou em plena pandemia e capacita para o desenvolvimento de projetos com impacto; e o Descodifica-te, focado no reskilling de competências digitais, e excluivo para mulheres.
Todos os cursos são financiados pela Fundação Ageas, e eventualmente diferem em formato, metodologia e no seu público-alvo, mas partilham a mesma finalidade: criar e encontrar novas soluções para os desafios laborais do séc. XXI, sempre tendo o impacto social como pano de fundo.
Sobre a Fundação
A Fundação Ageas é uma Fundação Corporativa que pertence ao universo do Grupo Ageas Portugal, possui o estatuto de IPSS e visa a prossecução de fins de solidariedade social na comunidade, agregando pessoas e parceiros.
Criada em 1998, a Fundação encontra-se em fase de revisão estratégica com o intuito de dar início a uma nova abordagem à Filantropia (Venture Philanthropy) que fomente o crescimento de projetos de inovação social nas áreas da “Saúde”, “Envelhecimento da população” e “Exclusão Social”. Em simultâneo, a Fundação aprofundará a sua política de investimento social, descentralizará as suas iniciativas de voluntariado e reforçará a sua pegada na capacitação de indivíduos e entidades da economia social.
Saiba mais em: https://www.grupoageas.pt/fundacao-ageas
Sobre os Parceiros
A Maroong promove a co-criação e a co-implementação de projetos com impacto social e ambiental.
Apoia pessoas empreendedoras que querem criar projetos viáveis através de programas de capacitação, ferramentas de colaboração e eventos. Apoia empresas e organismos que pretendem aumentar o seu impacto, com consultoria e implementação de projetos na direção de uma nova economia, mais justa e consciente.
Tem como braço social a Drive Impact e em conjunto já implementaram 9 programas de empreendedorismo de impacto, com mais de 700 participantes. No seu ecossistema colaborativo encontram-se dezenas de projetos, organismos públicos e privados e financiadores. Saiba mais em https://maroong.com/
O NoCode Institute é uma academia de reskilling digital com base em tecnologias inclusivas e democráticas que permitem que pessoas sem formação técnica aprendam a desenvolver websites, apps, lojas online e software sem código, através de ferramentas No-Code.
O NoCode Institute pretende, através da sua metodologia pedagógica única, da sua plataforma de e-learning inovadora e da sua equipa de experientes facilitadores, mentores e No-Coders, apoiar profissionais “desaproveitados” e “subestimados”, na sua requalificação, re-inserção laboral e valorização profissional na nova economia digital.
Tudo com o "super-poder" do No-Code.
O Impact Hub Lisbon pertence a uma comunidade mundial, com 110 Impact Hubs espalhados por todo o globo, de onde fazem parte mais de 16.000 membros. Uma combinação de laboratório de inovação, incubadora de negócios e centro de cowork, o Impact Hub oferece aos membros um ecossistema único de recursos, inspiração e oportunidades de colaboração para o empreendedorismo de impacto. Com a missão de promover a colaboração entre diferentes stakeholders para que possamos viver num mundo mais justo e equitativo, em Lisboa, o Impact Hub tem-se focado nos últimos anos em 5 eixos estratégicos: Empreendedorismo Feminino, Economia circular, Inclusão social, Empreendedorismo Social e Alimentação Sustentável. Para mais informações visite o site do Impact Hub Lisbon.